31/12/2014 05h00 - Atualizado em 31/12/2014 05h00

Primeira vítima de epidemia de ebola pode ter sido infectada por morcego

Garoto de dois anos da Guiné pode ter tido contato com morcego infectado.
Árvore oca de vilarejo pode ter abrigado vários morcegos com ebola.


O pequeno Emile, primeiro paciente da epidemia de ebola, quando era recém-nascido, no colo do pai (Foto: AP Photo/Unicef/Beukes)

Uma equipe de pesquisadores acredita ter identificado como começou a epidemia de ebola na África Ocidental: com um garotinho brincando perto de uma árvore oca que abrigava vários morcegos infectados.
Os cientistas exploraram uma área do sudeste da Guiné onde o garoto Emile Ouamouno, de dois anos, adoeceu e morreu há um ano. Autoridades acreditam que ele foi o primeiro caso desta epidemia, que infectou mais de 20 mil pessoas.
O vírus ebola não foi encontrado nos morcegos testados pelos pesquisadores, por isso eles não conseguiram provar efetivamente que eles deram origem à epidemia. Mas a equipe acredita que o garoto foi infectado por um dos morcegos que vivia na árvore oca.
"Como cientista, posso dizer que esse é um cenário possível", disse um dos autores do estudo, Fabian Leendertz, do Instituto Robert Koch, em Berlim.
O especialista em doenças infecciosas da Universidade de Columbia Stephen Morse, que não participou do estudo, considerou as conclusões instigantes. Par ele, a pesquisa ampliou o pensamento sobre o que provocou a epidemia.
Acompanhe a matéria completa no link abaixo:
http://g1.globo.com/bemestar/ebola/noticia/2014/12/primeira-vitima-de-epidemia-de-ebola-pode-ter-sido-infectada-por-morcego.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RATO EM CHURRASCARIA CAUSA TUMULTO